A corrosão é um desafio conhecido globalmente, e com efeitos amplamente reconhecidos. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Zinc Association (IZA), com o respaldo da Universidade de São Paulo (USP), estima-se que os custos correlatos à corrosão representem aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Imaginar cerca de 4% do faturamento da sua empresa sendo corroído diariamente por este problema é um exercício no mínimo perturbador.
Contudo, o que se esconde sob a superfície é ainda mais impactante. A corrosão não se limita ao desgaste de materiais e custos associados à reposição de matérias-primas. Ela se infiltra em diversas áreas de nossas operações, desde os custos de logística envolvendo produtos rejeitados até os gastos com mão de obra e maquinário para reparos e substituições. Além disso, enfrentamos o custo de oportunidades, pois os recursos que poderiam ser direcionados ao crescimento e aquisição de novos clientes acabam sendo alocados para lidar com as consequências da corrosão.
Outro aspecto igualmente relevante é o impacto potencial na reputação da nossa empresa. A corrosão não apenas afeta a nossa linha de produção, mas também a confiança que nossos clientes depositam em nós. Um único incidente pode minar anos de trabalho árduo na construção de uma imagem sólida.
A soma desses fatores, levam especialistas a afirmar que as perdas decorrentes da corrosão podem superar, em alguns casos, a marca dos 30% da lucratividade, variando conforme o setor de atuação.
No entanto, é importante deixar claro que não estou dizendo que não há solução para minimizar o impacto da corrosão na indústria. Trabalho com soluções anticorrosivas há mais de 3 décadas e sei da sua eficiência. Devemos apenas estar cientes de que buscar uma solução não deve resultar em um novo problema.
Corrosão financeira
Diversas empresas incorporam etapas de proteção contra corrosão em seus processos de produção. Porém, assim como a própria corrosão, essa abordagem pode ocultar uma série de despesas que não são imediatamente perceptíveis e que podem comprometer tanto a produtividade quanto a lucratividade. Isso é o que podemos chamar de “corrosão dos lucros”.
Tomemos, por exemplo, a escolha de utilizar um óleo protetivo, uma prática adotada por uma parcela considerável das empresas. Essa abordagem acabará incorporando um custo ineficaz à sua linha de produção. Além disso, serão alocadas horas de funcionamento de suas máquinas e mão de obra nessa etapa do processo, possivelmente requerendo também mais tempo posteriormente para a remoção desse protetivo, seja para as próximas etapas do processo ou para a gestão logística.
Neste ponto, acredito que já esteja visualizando o cenário. A adição de duas etapas à sua linha de produção terá como resultado uma redução considerável na quantidade de produtos fabricados diariamente – imaginemos cair de 100 unidades para 80 por hora. Some a isso o custo dos profissionais dedicados à aplicação e remoção desses protetivos, acrescidos dos tributos e encargos trabalhistas, o próprio custo do fluido protetivo, consumo de água e energia nesse processo, além de possíveis outros gastos, tais como passivos trabalhistas e ambientais atrelados ao uso desse tipo de produto.
É este o processo de corrosão dos seus lucros. Embora isso possa estar consumindo uma parte considerável de seus resultados financeiros, saiba que essa situação é evitável.
É preciso uma solução inovadora
Em um contexto como esse surge a necessidade de uma solução diferente, uma visão mais inteligente e integrada.
Esse tipo de desafio é o que vem movendo há mais de 30 anos a VCI Brasil na busca de soluções inovadoras e eficientes contra a corrosão. Nossa tecnologia V-active é uma prova concreta disso. Nossos fluidos não apenas protegem contra a corrosão, mas também elimina etapas desnecessárias, otimizando recursos e reduzindo custos.
A tecnologia V-Active permite a criação de soluções 3 em 1 para processos de usinagem e limpeza (fluidos de corte CNC e fluidos desengraxantes), oferecendo múltiplos benefícios em uma única operação: usinagem / limpeza, proteção contra a corrosão e redução das etapas produtivas.
Vale ressaltar ainda, que por ser uma solução à base de água, a tecnologia V-active não representa riscos para a saúde humana ou o meio ambiente, reafirmando o compromisso com a vida e evitando possíveis passivos trabalhistas e ambientais.
A busca por soluções mais inteligentes é uma jornada contínua e compartilhada, que não apenas protege nossos lucros, mas também nos posiciona como líderes de visão em nossos setores. Quer saber mais sobre nossas soluções anticorrosivas ou aprofundar essa conversa, então entre em contato conosco